Anvisa alerta sobre cegueira temporária após uso de produtos para trançar cabelos

Rebeca Kroll

Anvisa alerta sobre cegueira temporária após uso de produtos para trançar cabelos

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta sobre uso de produtos para trançar e modelar cabelos comercializados no país. Além de perda temporária da visão, foram relatados casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Segundo diagnóstico médico, em um dos casos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão de consumidores com prazos de até 15 dias. 

A Anvisa ressaltou ser de fundamental importância que quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados ao uso desses produtos, e de outros cosméticos, sejam registrados em links específicos.

Recomendações

A agência recomenda alguns cuidados para a proteção da saúde dos consumidores e de profissionais que manejam produtos cosméticos. Para ambos a Anvisa orienta adquirir e usar apenas produtos regularizados pelo órgão, consultar informações específicas sobre medidas preventivas para o uso dos produtos, atentar para a lavagem das mãos, sempre que fizer uso do produto e usar somente durante a data de validade.

Além disso, é indicado buscar opções de produtos cosméticos naturais e respeitar sempre as instruções do fabricante/importador quanto às condições de uso dos produtos, atentando-se, especialmente, para as advertências de uso contidas na embalagem e/ou no rótulo.

Conforme a Anvisa, os consumidores em uso de produtos para trançar/modelar os cabelos devem evitar tomar banhos de piscina e mar. Ao lavar os cabelos proteger, de forma cuidadosa, os olhos, evitando, assim, o contato do produto com essa parte do corpo.

*Com informações da Anvisa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após casa ser consumida por incêndio, ação solidária ajuda família a reconstruir o lar Anterior

Após casa ser consumida por incêndio, ação solidária ajuda família a reconstruir o lar

Primeiro boletim do projeto Balneabilidade aponta 85 pontos próprios para banho no Rio Grande do Sul Próximo

Primeiro boletim do projeto Balneabilidade aponta 85 pontos próprios para banho no Rio Grande do Sul

Geral